Os resultados do teste de amilase ajudam a diagnosticar problemas de saúde no pâncreas e glândulas salivares, sendo especialmente utilizado para diagnosticar pancreatite aguda, uma vez que os valores de amilase no sangue aumentam muito nas primeiras 12 horas de problemas no pâncreas.
O aumento dos níveis de amilase no sangue podem estar alterados devido ao comprometimento da glândula salivar, devido a inflamações como a parotidite, por exemplo, ou devido a problemas relacionados ao pâncreas, como no caso da pancreatite aguda e crônica. Além disso, a amilase alta pode ser devido a:
🔹Doenças do trato biliar, como colecistite;
🔹Úlcera péptica;
🔹Câncer no pâncreas;
🔹Obstrução dos ductos pancreáticos;
🔹Hepatites virais;
🔹Gravidez ectópica;
🔹Insuficiência renal;
🔹Queimaduras;
🔹Uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais, ácido valproico, metronidazol e corticoesteroides.
Na maioria dos casos de pancreatite, os níveis de amilase no sangue encontram-se 6 vezes superior ao valor de referência, no entanto isso não está relacionado com a gravidade da lesão pancreática. Os níveis de amilase costumam aumentar em 2 a 12 horas e voltar ao normal em até 4 dias. Apesar disso, em alguns casos de pancreatite, não é observado grande aumento ou nenhuma elevação da concentração de amilase, por isso é importante a dosagem de lipase para verificar a função e a possibilidade de doença do pâncreas.