Estudos realizados em pacientes com Covid-19 mostraram que existe uma relação entre a quantidade de Dímero-D, um fator da coagulação sanguínea, e o índice de mortalidade da doença.
Na tentativa do organismo de combater o vírus há liberação de grande quantidade de proteínas, as citocinas, que provocam lesão nos vasos sanguíneos – e altas quantidades dessa proteína estão relacionadas a altas quantidades de Dímero-D. Esses estudos indicam que altos níveis de Dímero-D podem levar a um risco de morte de até 18 vezes quando comparado a pessoas com quantidades normais dessa substância. Por isso, é tao importante incluir esse exame no monitoramento clínico dos pacientes com Covid-19 positivo.
Vale lembrar que cerca de 90% dos pacientes internados com pneumonia tiveram aumento da atividade da coagulação, marcada principalmente por aumento nas concentrações de Dímero-D.
Para um resultado mais ágil e um prognóstico mais assertivo de pacientes com Covid-19, o Laboratório Freire conta com o aparelho exclusivo para medição do Dímero-D.
O resultado é seguro e sai no mesmo dia!