Com certeza você já bisbilhotou os resultados dos seus exames antes de levá-lo ao médico, não é mesmo?
Mas é preciso ter cuidado para que uma interpretação incorreta não resulte em frustração e preocupação desnecessária. Antes de fazer qualquer tipo de interpretação, é importante saber o que significam os termos mais comuns que aparecem no documento e que alguns procedimentos podem alterar os resultados.
Cerca de 95% da população sem nenhuma doença têm taxas dentro de um determinado intervalo, sendo chamado valor de referência. Mas, os outros 5% podem apresentar valores para mais ou para menos, sem necessariamente estar doente.
Exemplo disso é o exame de glicose, que mede a quantidade de açúcar no sangue. O valor de referência é de 60 a 99 mg/dl – mas quem está fora desse intervalo não é necessariamente diabético ou hipoglicêmico.
Vários fatores influenciam no resultado do exame. Se a recomendação de jejum não for respeitada ou houver mudanças significativas no hábito alimentar, pode haver alteração das taxas.
Outro ponto a ser considerado, é que há exames cujos resultados diferem de acordo com idade e sexo do paciente. E isso deve ser avaliado por um médico, que saberá interpretar os demais dados do exame e não apenas aquela informação isolada.
Por isso, cuidado!
Mantenha sua saúde em dia, faça seus exames no Freire: Qualidade, segurança e a rapidez que você merece.