Hoje vamos falar sobre as causas do câncer de colo de útero, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama.
Esse tipo de câncer resulta de uma modificação genética de células, que geralmente é associada à ação de alguns tipos de papiloma humano vírus (HPV).
Segundo estudos mais de 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que, desse total, 32% estão contaminadas com os tipos de HPV causadores do câncer de colo de útero.
Lesões no útero, por vezes provocadas pelo HPV, devem ser tratadas o mais cedo possível: 👉🏻é a partir delas, em consonância com outros fatores de risco, que o câncer pode se desenvolver, anos mais tarde, no colo do útero.
Em geral, as lesões são descobertas em exames preventivos, como PAPANICOLAU, vulvoscopia e colposcopia.
Fatores de risco da doença:
Iniciação sexual precoce;
Variedade de parceiros sexuais;
Doenças Sexualmente Transmissíveis;
Sistema imunológico enfraquecido;
Histórico da doença na família;
Uso da pílula anticoncepcional (acima de 5 anos);
Tabagismo.
No estágio inicial, não apresenta sintomas. A detecção precoce do tumor maligno só ocorre se a mulher tem o hábito de fazer os exames preventivos anualmente. Caso contrário, a doença evolui silenciosamente até surgirem os sintomas.
⠀
Na hora de agendar os seus EXAMES PREVENTIVOS, conte com a agilidade e eficiência do Freire. Aqui nos coletamos seu Papanicolau!
Exames e vacinas com conforto e segurança? Só no Freire.