Quando o assunto é o preparo para exame de sangue, a maioria das pessoas se vê sem muitas informações, por isso, não sabem muito bem o que fazer nas horas que o antecede.
Na verdade, muitos exames podem ser realizados com apenas três horas de jejum. Entre os mais solicitados pelos médicos, a maioria dos exames pode ser feita com esse intervalo de jejum, como hemograma, creatinina, ácido úrico, T4 livre, T4 e T3. Para alguns desses exames, o jejum nem é obrigatório, sendo recomendado apenas evitar refeições mais pesadas.
Em situações especiais o médico pode solicitar exames duas horas após a refeição: são os denominados exames em estado pós-prandial, por exemplo, muito comum em pacientes diabéticos para controle do nível de glicose após a alimentação. Nesse caso, o médico faz a solicitação por escrito. Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de oito horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides e, também, é preciso evitar atividade física vigorosa por 24 horas antes do exame e não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas que antecedem a coleta de sangue.