Você sabia que a melhor forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce? Inicialmente, devemos saber que toda mulher deve ter o hábito de fazer o autoexame.
Hoje listamos os principais exames para a prevenção. Confira!👇🏻
Exame físico: feito pelo ginecologista.
Mamografia: exame de imagem, pertencente à classe dos exames complementares (ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina).
Exame de Sangue: normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo o CA125, CA 19.9, CEA, MCA, AFP, CA 27.29 ou o CA 15.3, que é normalmente o marcador mais solicitado pelo médico.
Além de serem importantes para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, os marcadores tumorais também podem informar o médico quanto à resposta do tratamento e recorrência do câncer de mama.
Ultrassom da mama: frequentemente feito depois da mulher fazer uma mamografia e do resultado ter apresentado alguma alteração.
Lembre-se! Esse é um mês para RESSALTAR a importância dos cuidados com a saúde da mulher que deve estar na sua pauta o ANO TODO.
Conte conosco para te ajudar nos seus cuidados!