A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia).
O aumento nas taxas de ácido úrico no sangue pode ocorrer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância. É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada desenvolverão a gota.
A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos com maior incidência entre 40 e 50 anos e, principalmente em indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas com frequência.
Alguns fatores podem desencadear uma crise de gota em pessoas com hiperuricemias como ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja, dieta rica em gordura e sódio, trauma físico, cirurgias, quimioterapia e uso de diurético.
O diagnóstico da gota é feito sobretudo após avaliar seu histórico clínico, e níveis elevados de ácido úrico no sangue. Outros exames podem ser solicitados, como radiografias e dosagem de ácido úrico na urina.
Tem alguma dúvida? Faça seus exames preventivos!