Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, e circulam pela corrente sanguínea agindo sobre diferentes tecidos e órgãos no corpo. O descontrole hormonal pode acontecer em qualquer faixa etária e classe social.
As glândulas podem perder ou reduzir a sua capacidade produtiva em função de um tumor, falta de irrigação sanguínea (isquemia), trauma (acidente), cirurgia com retirada de parte ou de toda a glândula ou por medicamentos. Doenças sistêmicas, como as doenças autoimunes, podem também acometer as glândulas e diminuir a produção hormonal.
Os aumentos hormonais podem ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.
Alterações hormonais podem gerar várias doenças como diabetes, hipotireoidismo, síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Embora este tipo de problemas seja mais comum nas mulheres, devido a fases normais da vida como menopausa, menstruação ou gravidez, eles também podem afetar os homens, especialmente após os 50 anos devido à andropausa.
Os sintomas dependem da glândula que está afetada e o diagnóstico é laboratorial avaliando-se a quantidade de hormônio na corrente sanguínea.