As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), são infecções causadas por organismos, que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra, através de atividade sexual e contato íntimo.
Existem vários exames para diagnosticar as doenças sexualmente transmissíveis. Abaixo listamos algumas:
Clamídia e gonorreia
Os exames usados para identificar a clamídia e gonorreia são, sorologia e proteína C reativa (PCR) na urina, lesão ou secreção.
Sífilis
É possível identificar a sífilis através de exame de sangue, exame sorológico ou cultura de bactérias (análise das feridas em microscópio).
Hepatite B e C
O diagnóstico pode ser feito por exames de sangue com altos níveis de transaminases, ALT, AST, fosfatase alcalina, gama GT e bilirrubinas. Também pode ser feito exame específico pra detecção dos anticorpos aos vírus.
Herpes genital
Geralmente o exame físico pode bastar para o diagnóstico. Mas, o especialista pode optar pela realização de alguns exames, como cultura de vírus, exame sorológico, proteína C reativa (PCR) e exame de sangue.
HIV/AIDS
Os testes mais usados para detectar o HIV são o teste anti-HIV e o imunoensaio enzimático (ELISA). Caso anticorpo anti-HIV seja identificado no sangue, é necessária a realização de outro exame adicional, para que o teste seja confirmatório.
Realize exames de forma periódica e esteja em dia com sua saúde. Se precisar, conte com o Laboratório Freire!