Já sabemos que identificar doenças precocemente é o primeiro passo para um tratamento de sucesso. Confira os principais exames básicos que não podem faltar no check-up masculino.
Aferição da pressão arterial
A pressão arterial é o primeiro passo para indicar o estado de saúde. Rápido e indolor, o exame, de cara, aponta possibilidade de hipertensão, uma doença silenciosa e perigosa.
Hemograma completo
O hemograma avalia as células sanguíneas em busca de alterações no nível de colesterol, deficiência de vitaminas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
Testes de urina e de fezes
Os testes de urina são indicados para identificar problemas no trato urinário e rins e alguns males sistêmicos como o diabetes. O exame de fezes, por sua vez, busca identificar a presença de parasitas que possam estar causando conturbações intestinais.
Teste de glicemia
O teste de glicose, ou glicemia, avalia o nível de açúcar no sangue. É o primeiro exame para identificação de diabetes.
Teste de IMC
O IMC, Indice de Massa Corporal, é a melhor forma de calcular o peso ideal de cada individuo, de acordo com a OMS.
Exame PSA
O exame PSA determina a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (ou PSA), produzida pela próstata. Quando se encontra em níveis muito altos, pode significar câncer ou alguma outra doença, não necessariamente maligna, mas que precisa de tratamento.
A adoção de hábitos saudáveis e um check-up periódico constituem a receita ideal para preservar a saúde do homem.