Exames com agilidade e precisão
22/09/2021
Teste de COVID-19 swab nasal
22/09/2021
Exibir tudo

O glúten é uma proteína vegetal presente em cereais como trigo, centeio, cevada e aveia, assim como em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como é o caso de bolos, pães, pizza e bebidas fermentadas como a cerveja.

O glúten é uma proteína complexa de difícil digestão para todas as pessoas:

Na doença celíaca (DC) os portadores criam anticorpos contra o glúten e quando a proteína chega ao intestino, anticorpos impedem sua absorção, gerando um processo inflamatório importante.

Hoje já são conhecidas outras alterações que resultam da sensibilidade ao glúten e que podem gerar reações inflamatórias na mucosa do intestino e em outras partes do organismo.

Estas reações podem ser distúrbios digestivos, alterações no sistema imunológico e no metabolismo intestinal, inflamação e até mesmo prejuízos na absorção de nutrientes.

As interferências induzidas pelo glúten podem causar sintomas variáveis, como neuropsiquiátricos (depressão, autismo, dormências); dermatológicos (dermatites, acne, mudança nos odores corporais, sudorese); gastrintestinais (intestino preso, diarreia, gases); baixa imunidade e até obesidade.

O glúten deve ser abolido da dieta sem dúvidas no caso da doença celíaca ou outras doenças perigosas. Nestes casos, qualquer contaminação, ainda que seja mínima, como farinha de trigo no ar do ambiente ou utilização dos mesmos utensílios (facas, assadeiras etc.) podem causar sintomas nos celíacos mais sensíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resultados
Iniciar conversa
1
Podemos ajudar?
Bem-vindo(a) ao Laboratório Freire!
Como podemos lhe ajudar?