01. Homocisteína Baixa
Pode acontecer principalmente devido à suplementação com Vitamina B ou ácido fólico, especialmente na gravidez, pois essas substâncias diminuem a concentração de homocisteína no sangue.
Normalmente valores ligeiramente abaixo do valor de referência não é preocupante.
Quando se conhece a causa da diminuição da homocisteína, como a suplementação de vitamina B ou ácido fólico, por exemplo, o médico normalmente recomenda a interrupção ou alteração da dosagem da suplementação até que a concentração de homocisteína volte ao normal.
02. Homocisteína Alta
É provocada pelo consumo excessivo de proteínas, principalmente da carne vermelha, que pode provocar lesões nas paredes dos vasos sanguíneos, levando ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Outros fatores associados com o aumento de homocisteína são o estilo de vida, devido à alguns hábitos como o tabagismo, o consumo excessivo de café e a falta de atividade física.
Assim, sempre que houver valores elevados de deste aminoácido, o médico devera fazer uma avaliação clínica e solicitar exames para detectar a sua causa e fazer mais orientações.
2 Comments
Sou magra e estou com a carotidas cheia de gordura. Ateromastose.
Ser magro ou não parece ser divisor de águas para a saúde, mas não é! Lógico que manter o peso ideal e uma vida saudável são ideias para uma vida longa e bem estar. Só ser magro não significa ser saudável..