Uma dúvida frequente é a quantidade de horas de jejum recomendadas para cada tipo de exame laboratorial.
O jejum não obrigatório representa uma permissão em relação à alimentação prévia, que pode ser absoluta, como nas urgências, ou um período curto de 3 a 4 horas, até 12 horas de pausa alimentar.
O fato relevante é que nem todos os exames necessitam de jejum, o que pode ter grande impacto na otimização do momento para o diagnóstico e da forma de prestação do serviço no laboratório.
Exemplificando, o laboratório poderá prescindir do jejum e atender clientes em diferentes horários para a coleta e realização de: sorologia de doenças infecciosas, a maioria das dosagens hormonais, pesquisa de imunoglobulinas específicas, testes de alergia e provas bioquímicas de função hepática e renal, dosagem de eletrólitos, testes de coagulação e o hemograma.
Cabe lembrar que, no caso da glicemia, para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas, mas a determinação da Hemoglobina Glicada pode dispensar o jejum.
Alguns exames, devido a critério de metodologia, permanecem com a recomendação do jejum de 8h, como por exemplo, folato, insulina, ferro, zinco, ácido ascórbico, haptolobina, hormônio do crescimento.
Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco.